Obras

Os teclados: Narrativa
Teolinda Gersão
1999
Lisboa: D. Quixote, 1999.

Lisboa: D. Quixote, 2002 [2ª ed.]

Não
Novela
Português
1999 - Prémio da Crítica da Associação Internacional de Críticos Literários/Prémio Literário Fernando Namora.

Em edições posteriores a obra passou a intitular-se apenas Os teclados. Foi posteriormente integrado, conjuntamente com O mensageiro e outras histórias com anjos, num só volume intitulado Os teclados: Três histórias com anjos, publicado em 2012 pela editora Sextante.

 

Algumas críticas na imprensa:

 

“Um romance de aprendizagem em que a autora se ultrapassa a si própria. Uma reflexão filosófica sobre a relação entre a arte a vida, as ironias de uma e as partidas que a outra vai pregando. A ler devagar porque acaba muito depressa.” (Barbas, H., Expresso)

 

“Numa narrativa breve, consegue emprestar à sua protagonista uma imensa profundidade psicológica. A metáfora do trapézio («não era o olhar do público que segurava a trapezista, tudo se passava entre ela e a corda do baloiço onde oscilava») não surge por acaso neste livro sublime e tão musical. Surge como se fábula fora. A de que o destinatário primordial da criação é o próprio criador, a de que a única legítima competição é a dele consigo mesmo.” (Silva, R., Jornal de Letras)

 

“Tomando a música como medida de todas as coisas, Os Teclados de Teolinda Gersão explora destinos por meio de metáforas da harmonia musical. Raramente na história da ficção estiveram tão unidas as duas vertentes da expressão artística: a palavra e a música.” (Lucas, F., Jornal da Tarde)

 

Costa, L. S. (1999, junho 5). A música das palavras. Público. Retirado de https://www.publico.pt/1999/06/05/jornal/a-musica-das-palavras-134485

 

Lucas, F. (1999, outubro 19). Os sons que organizam mundos externos e interiores. Jornal de Letras, (757). Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmZkljS3NGQ1F5VEE/view

 

Nelson, J. E. (1999, maio 20). A luz da música. Jornal de Notícias. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmLUxoZXRBRTg4TG8/view

 

Vasques, E. (2001, fevereiro 24). Narrativa de iniciação. Cartaz. Expresso. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmR2FFa09PRkwweWs/view

 

Alguma bibliografia sobre a obra:

 

Amaral, I. (2010, janeiro 21). Teolinda Gersão Os teclados. Retirado de https://www.rtp.pt/acores/comunidades/teolinda-gersao-os-teclados-irene-amaral_40065

 

Barbas, H. (1999, maio 24). Teolinda Gersão – Os teclados. Ironias biográficas. Expresso, (1348). Retirado de http://escritashbarbas.pbworks.com/w/page/19246282/Teolinda Gersão - Os Teclados

 

Caretti, A. C. S. (2007). Os teclados e Opus 78: Um diálogo literário-musical. Forma breve, (5), 341-350. doi: https://doi.org/10.34624/fb.v0i5.6934

 

Caretti, A. C. S. (2009). Teclas paralelas: A dimensão literário-musical em Os teclados, de Teolinda Gersão. (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto. Retirado de https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/94158/caretti_acs_me_sjrp.pdf?sequence=1

 

Carvalho, M. V. (2002). A música e a escuta em Os teclados, de Teolinda Gersão. In M. H. Mateus & C. N. Correia (Orgs.), Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Homenagem a Henriqueta da Costa Campos, (pp. 599-605). Lisboa: Colibri. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmWk1sU09pc2thNDA/view 

 

Conrado, J. (2000, janeiro/julho). Os teclados. Revista Colóquio/Letras (159/160), 467-468. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmWFhuOHJrcURPaFU/view

  

Dias, M. H. M. (1999). À escuta de uma nova linguagem. O Escritor, 13(14), 244-248. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmSUpRMl9aQ2lJMWc/view

 

Loncar, J. (2020). Prijevod dijela novele Os teclados (Teolinda Gersão) i analiza prijevodnih postupaka (Dissertação de mestrado). University of Zagreb, Zagreb. Retirado de https://repozitorij.ffzg.unizg.hr/en/islandora/object/ffzg:2396

 

Mattos, A. C. (2018). O silêncio como produtor de sentidos na ficção de Teolinda Gersão (Tese de Doutoramento). Universidade Estadual Paulista, Araraquara. Retirado de https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/154562/mattos_ac_dr_arafcl.pdf?sequence=3

 

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