Textos inéditos ou pouco conhecidos

OS REMORSOS

Poema retirado do livro de poesia A Incerta Viagem de Isabel Gouveia, autora caldense

PARA ACABAR

“Escrever, sempre escrevi, em cadernos, por todo o lado, um pouco ao calhar, desde os onze ou doze anos. Folhas que não iam longe, felizmente…

Publicar já era outra Aventura: muita escolha, muita depuração, buscando a palavra certa, o ritmo que não ofendesse quando ouvia os sons dentro da cabeça. Horror à cacofonia”

(Yvette K. Centeno em entrevista concedida a Fernando Ribeiro em Faces de Eva, nº 38, p.154)

 

INÉDITO

O texto intitulado Inédito, de Maria Eulália de Macedo foi-nos fornecido pela sobrinha da autora, Maria Amélia de Macedo. Não tem data mas terá sido escrito numa fase avançada da vida da escritora.  Poderá ter sido previamente publicado na imprensa local.

ONDAS

Yvette K. Centeno aceitou que incluíssemos aqui o seu texto “Ondas”.

A sua vasta e erudita obra será em breve incluída nesta base.

“No entanto não é nisso que penso, ao acordar. É o que fazer daquela Mulher sentada na praia, junto ao mar, de olhos fixos no vaivém das ondas, imóvel como uma estátua.”

CONTO DA ADOLESCÊNCIA

Rebuscando nas suas memórias de infância a escritora, poetisa, contista, Isabel Gouveia, escreveu, em finais de 1947 o pequeno conto que aqui publicamos.

 

logos das entidades apoiantes

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00657/2020