Obras

Isto foi escrito para vós, minhas senhoras. Alfinetadas
Mariac Dimbla
Mariac Dimbla
1944
Lisboa: Edições Romero, Lda., 1944.
Não
Crónicas
Português

Nota da autora: “Sempre gostei de observar o que vai por êsse mundo, mas durante muito tempo fi-lo em silêncio, estudando a forma de ser das criaturas humanas, e os seus costumes, por onde passava, ou, onde o acaso me fazia viver.

Fixando, por fim, residência em Lisboa, observei da parte mais alta da minha casa, como dum miradouro priveligiado, um panorama especial, que me fez sair da minha “tôrre de marfim”, para escrever as considerações filosóficas que servem de introdução, às palestras que, durante um ano, vos dirigi pela rádio.

Estas palestras nasceram do meu contacto convosco, da minha observação e consideração por vós, como minhas irmãs e semelhantes, na construção física e perante a lei de Deus e também, no destino que todos temos neste vale de lágrimas.

Sei que vos agradaram as minhas palavras, porque algumas de vós mesmas mo fizeram saber, olvidando com a sua natural bondade de filhas de Eva, as picadinhas de alfinete que, também como filha de Eva, eu não me esquivei a distribuir nas minhas ténues ironias.

Eis porque as reúno neste volume, sem pretensões a obra sublime, oferecendo-vo-las como um «bouquet».” [transcrição respeitando a grafia original]

 

Ilustrações de Vilares Lima;

 

Esta obra consta nas “Novidades literárias” da Vida Mundial Ilustrada. Semanario Grafico de Actualidades (1945, janeiro 4), (190).

 

“Alguns dos guias [para a mulher] optam por um tom mais sarcástico ou pelo humor antifeminista como suporte às observações ou conselhos dados às mulheres. Exemplo disso são Isto foi escrito para vós, minhas senhoras: alfinetadas de Mariac Dimbla” (Pereira, 2014, p. 65)

logos das entidades apoiantes

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00657/2020