Ficha de autora

Maria Eulália de Macedo
https://www.correiodoporto.pt/obituario/camara-atribui-medalha-de-honra-a-eulalia-macedo
Maria Eulália de Macedo
Escritora, professora

1968 - Prémio de Manuscritos de Poesia do Secretariado Nacional de Informação 

Macedo, M. E. (2008). O acto de criar. In K. Somers, O efeito dos dias. Amarante: Câmara Municipal de Amarante.

Tem publicações dispersas em jornais e revistas portuguesas e brasileiras.

A família da autora (Org.) (2011). A nossa tia Lala.

(Volume policopiado na posse da família da autora, com design de Joana Pinheiro Torres de Macedo; fotografia da capa de Gilberto Figueiredo e revisão de Armandina Macedo. Trata-se de um conjunto de textos e de poemas escritos pela autora, referentes aos diferentes membros da família, mas também dirigidos a amigos/as)

No espólio do Alexandre Pinheiro Torres [BNP] há uma carta de Manuel Amaral para Maria Eulália em que dava conta da intenção de que ela constasse numa colectânea de poesia de Amarante/anos 80, precisando para isso da colaboração do Alexandre Pinheiro Torres que não chegava, "apesar das promessas…"

No espólio de Maria Cecília Correia [ao cuidado dos herdeiros] há troca de correspondência entre as duas autoras. Maria Eulália terá escrito cerca de 300 cartas a Maria Cecília Correia, entre 1973 até 1993, ano da morte desta. Por outro lado, Maria Cecília guardou cópias de algumas cartas que lhe escreveu. Em "Pretérito Presente", de M. Cecília, as cartas dirigidas a "Eulália" são excertos da correspondência enviada para Maria Eulália.

Conviveu com Teixeira de Pascoaes, João Teixeira de Vasconcelos, Alexandre Pinheiro Torres e o pintor João de Vasconcelos.

Foi amiga de Maria Ondina Braga (referências a esta amizade em Vieira, M. A. (2017). Maria Ondina Braga: Em busca de um centro (1ª ed.). Rio TintoMosaico de Palavras Editora.)

Foi amiga de Maria Cecília Correia (ver "Espólios" e "Observações").

Foi amiga de Maria João Reynaud.

Malpique, M. C. (1972). Maria Eulália de Macedo – A original ficcionista e poetisa das poucas mas humaníssimas palavras. Separata do Boletim da Biblioteca Pública Municipal de Matosinhos, (19).

 

Flores, C., Duarte, C. L. & Moreira, Z. C. (2009). Dicionário de escritoras portuguesas (p. 228). Ilha de Santa Catarina: Editora Mulheres.

 

Da sua escrita, disse Maria João Reynaud que "tanto nos pode convocar para um mundo de carência e sofrimento como para a pura sensualidade da vida na profusão das suas manifestações (...)".

A Biblioteca Maria Eulália Macedo está integrada, desde 2007, na Rede de Bibliotecas Escolares.

Domingos Monteiro diz a seu respeito: "cresceu à sombra de duas montanhas: Pascoaes e o Marão. Com eles aprendeu a linguagem lírica dos versos e das águas, a grandeza dos horizontes ilimitados, a secura das terras onde pastam rebanhos famintos e a avidez das raízes mergulham até ao profundo e para sempre irrevelado mistério do Universo." 

Da relação muito próxima entre Maria Eulália de Macedo e Maria Cecília Correia, se transcreve, com a devida autorização, a seguinte mensagem de Eleonor Castilho (neta de Maria Cecília Correia):

"MEM e MCC tiveram uma colaboração editorial interessante. Excertos das cartas de M.Eulália para M.Cecília foram publicados no livro de 1994, As moradas terrenas. A minha avó tinha esses excertos dactilografados num dossier, o que me sugere que o livro foi uma construção conjunta. Por um lado, a própria M. Eulália tinha consciência que estava a fazer literatura no decorrer da escrita das cartas. Ela mesma sublinhava passagens. Por outro, como essas cartas seguiam para M.Cecília, era esta que ficava na posse do material, que depois transcrevia e compilava. O livro, publicado em edição da autora, estava em vias de sair quando M.Cecília morreu. 

Houve ainda outra colaboração, desta vez incluíndo o meu pai como designer. Fizeram um cartaz com o poema de M.Eulália, "O Menino", que esteve à venda nas livrarias. Foi feito em edição da autora e a minha avó orientou M.Eulália nesse processo de tipografia, distribuição, vendas, impostos... Nesta fase, M.Cecília já era experiente em auto edição."

Elementos Biográficos

Maria Eulália de Macedo
21 de março de 1921
Freguesia de S. Gonçalo, Amarante
4 de dezembro de 2011
Amarante

Dados de Inventário

Identificação dos inventariantes

Isabel Henriques de Jesus
Raquel Sabino

logos das entidades apoiantes

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00657/2020