Ficha de autora

Maria Valupi
Maria Valupi
Escritora

Nejar, C. (Org.) (1982). Poesia portuguesa contemporânea a partir de Vitorino Nemésio (pp. 259-262). São Paulo: Ohno-Kempft.

 

Valupi, M. (1961). Não, não me esperes…/Tomarei a forma…/Vem, na tua aparência…/O senhor de ardido olhar…/Mais do que batida…/De que corpos…/Ponha-me Deus. In A. Salvado (Org.), Antologia das mulheres-poetas portuguesas (pp. 184-188). Lisboa: Delfos.

 

Valupi, M. (1972). Não, não me esperes…/ Vem, na tua aparência…/De que corpos…/ Ponha-me Deus…/ Tomarei a forma…/ Acetinado esquife/… Ah, quem soubera…/ Algures, Senhor…/ Quando eu me encontre… In A. Salvado (Org.), Antologia da poesia feminina portuguesa (pp. 216-222). Fundão: Jornal do Fundão. 

Gastão, A. M. (Org.) (2007). Antologia poética: Maria Valupi. [prefácio de Ana Marques Gastão, introd. de Carlos Nejar, posf. de António Osório]. Vila Nova de Famalicão: Quasi.

O espólio de Maria Valupi está ao cuidado de António Osório (1933-2021), advogado, poeta e ensaísta, sobrinho de Maria Valupi.

Amiga de: Cecília Meireles, Natércia Freire, Raul de Carvalho (poeta).

Cristovão, F. (1982, março). Cartas inéditas de Cecília Meireles a Maria Valupi. Revista Colóquio/Letras (66), 63-71.

 

Freire, N. (1966, dezembro 1). Diário de Notícias¹.

 

Nejar, C. (n.d.). Suplemento Literário de Minas Gerais¹.

 

Simões, J. G. (1967, agosto 3). Diário de Notícias¹.

 

¹As referências são indicadas em Antologia poética: Maria Valupi (2007). Por dificuldades de acesso, não foram por mim verificadas nem complementadas com mais informações.

“Embora vivesse à margem do meio literário, teve em vida o reconhecimento da sua obra por vários autores, como João Gaspar Simões, Jacinto Prado Coelho e Natércia Freire, sua amiga e que lhe publicou poemas no Diário de Notícias. [...] A sua poesia nada tinha a ver com a dos anos 40 a 60 entre nós. A escrita em francês (que intrigava inclusive os melhores críticos) ainda a distanciava mais dos poetas do seu tempo, herdeiros de um neo-realismo na ponta final ou seguidores de um formalismo aparentemente grandioso.” Gastão, A. M. (Org.) (2007). Antologia poética: Maria Valupi. [prefácio de Ana Marques Gastão, introdução de Carlos Nejar, posfácio de António Osório]. Vila Nova de Famalicão: Quasi.

 

Em (1974, maio). Revista Colóquio/Letras, (19). Retirado de http://coloquio.gulbenkian.pt/cat/sirius.exe/issueContentDisplay?n=19&p=65&o=p  são publicadas duas poesias de Maria Valupi, com a seguinte nota: “Do livro a publicar: Barca das Vozes”.

Barca das vozes é publicado postumamente em Gastão, A. M. (Org.) (2007). Antologia poética: Maria Valupi. [prefácio de Ana Marques Gastão, introdução de Carlos Nejar, posfácio de António Osório]. Vila Nova de Famalicão: Quasi.

Em (1978, janeiro). Revista Colóquio/Letras, (41). Retirado de http://coloquio.gulbenkian.pt/cat/sirius.exe/issueContentDisplay?n=41&p=62&o=p é publicado um conjunto de poemas de Maria Valupi, com a seguinte nota: “Com a publicação destes poemas inéditos prestamos homenagem à memória de Maria Valupi (1905-1977)”.

Elementos Biográficos

Maria Dulce Lupi Cohen Osório de Castro
1905
Lisboa
13 de janeiro de 1977
Lisboa

Casada com António Pereira Osório de Castro, primo de José Osório de Oliveira. Este último era amigo próximo de Cecília Meireles.

António Osório (1933-), advogado, poeta e ensaísta, é sobrinho de Maria Valupi e o seu herdeiro.

Dados de Inventário

Identificação dos inventariantes

Eleonor Castilho
Raquel Sabino

logos das entidades apoiantes

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00657/2020