Ficha de autora

Teolinda Gersão
Fotografia cedida pela escritora
Teolinda Gersão
Escritora, professora catedrática na Universidade Nova de Lisboa

1981 - Prémio de Ficção do Pen Club, com a obra O silêncio

 

1989 - Prémio de Ficção do Pen Club, com a obra O cavalo de sol

 

1995 - Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, com a obra A casa da cabeça de cavalo

 

1996 - Finalista do Prémio Europeu de Romance Aristeion, com a obra A casa da cabeça de cavalo

 

1999 - Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários/Prémio Literário Fernando Namora, com a obra Os teclados

 

2002 - Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, com a obra Histórias de ver e andar

 

2008 - Prémio Máxima de Literatura e Prémio de Literatura da Fundação Inês de Castro, com a obra A mulher que prendeu a chuva: e outras histórias

 

2012 - Prémio Ciranda, com a obra A cidade de Ulisses

 

2013 - Prémio da Fundação António Quadros, com a obra A cidade de Ulisses

 

2015 - Prémio Fernando Namora/Estoril-Sol, com a obra Passagens

 

2016 - Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, com a obra Prantos, amores e outros desvarios

 

2017 - Prémio Vergílio Ferreira das Universidades Portuguesas, pelo conjunto da sua obra

 

2018 - Albert Marquis Lifetime Achievement Award

Para além da criação literária, Teolinda Gersão tem uma considerável produção académica, da qual se refere, a título de exemplo:

Gersão Moreno, T. (1965). Apontamento sobre o romantismo e o romance moderno. Paralelo entre o Godwi de Brentano e Os falsificadores de moedas de Gide. Separata da Revista da Faculdade de Letras, III série, (9).

 

Gersão, T. (1967, outubro). O Nô e o teatro do Ocidente. Colóquio.

 

Gersão, T. (1974, novembro). Nota sobre A midsummer night’s dream’ de Shakespeare e The fairy queen de Purcell. Revista Colóquio/Letras, (22).

 

Gersão, T. (1980). A luta com o “Miriápode de mil pés e mil cabeças” – Reflexões sobre a estrutura dialéctica da obra de Alfred Döblin, tomando “Berge Meere und Giganten” como paradigma. Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, (1).

 

Gersão, T. (1981). [Prefácio] Para o estudo do futurismo literário em Portugal. In Portugal futurista [ed. facsimiladas, 1] (pp. 19-40). Lisboa: Contexto Editora.

(Para além deste prefácio, Teolinda Gersão orientou a publicação fac-similada de outras revistas literárias do Modernismo na Editora Contexto, nomeadamente Athena, Sudoeste e Centauro).

 

Gersão, T. (1983). Recensão crítica a Alfred Döblins historisches denken, zur poetik des modernen geschichtsromans, de Adalbert Wichert. Revue Belge de Philologie et d’Histoire.

 

Gersão, T. (1985). Hoffmann e ‘Gabalis’. Runa, (4).

 

Gersão, T. (1989). A cidade real e a cidade imaginada, imagens de Lisboa em 1755 em textos portugueses e alemães do século XVIII. In Fundação Calouste Gulbenkian & ACARTE (Orgs.), O imaginário da cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Gersão, T. (1990). O mito de Ondina em Fouqué e Giraudoux. In Os Estudos Literários (Entre) Ciência e Hermenêutica. Actas do I Congresso do APLC. Lisboa.

 

Gersão, T. (1991). Saltimbancos (contrastes simultâneos), de Almada Negreiros: Proposta de leitura. Taíra, (3).

 

Gersão, T. (1992). A passagem de Alfred Döblin por Lisboa. Runa, (17-18).

 

Gersão, T. (1993). A utopia do novo mundo na trilogia de Alfred Döblin ‘Amazonas’. In Utopia: Mitos e formas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Gersão, T. (1993). Paracelso na visão de Jung. Runa, (20).

 

Gersão, T. (1996, maio). Motivos narcísicos em E. T. A. Hoffmann. Revista Portuguesa de Psicanálise, (14).

 

Gersão, T. (1996). A ‘Máscara’ de Callot – Aparição/ocultação de Hoffmann, escritor. In R. Iriarte (Coord.), Ensaios de literatura e cultura alemã. Coimbra: Minerva.

 

Gersão, T. (2003, verão). Recensão a Urbano Tavares Rodrigues, A vaga de calor. Mealibra, (12).

 

Gersão, T. (2004). Recensão a Annabela Rita/Casimiro de Brito, Labirinto sensível – Dois livros de Annabela Rita. Brotéria, 158, 81-84.

 

Gersão, T. (2011). Literatura e testemunho: Uma leitura de O mundo à minha procura, de Ruben A. In Literatura e Pluralidade Cultural. Actas do III Congresso da APCL. Lisboa: Edições Colibri.

 

Moreno, T. M. S. D. C. G. (1976). Alfred Döblin: indíviduo e natureza. (Tese de doutoramento). Universidade de Coimbra, Coimbra.

 

Escreveu várias recensões críticas publicadas na Revista Colóquio/Letras entre os anos 1968 e 1983.

 

-------------------------------------------------

Gersão, T. (2004). Contadores de histórias. Faces de Eva. Revista de Estudos sobre a Mulher, (11). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/Edições Colibri.

 

Gersão, T. (2012, junho 18). Redacção - Declaração de amor à língua portuguesa. Público. Retirado de https://www.publico.pt/2012/06/18/jornal/redaccao--declaracao-de-amor-a-lingua-portuguesa-24732348

 

Gersão, T. (2014, fevereiro 24). Sobre as praxes académicas e não só. Ípsilon. Público. Retirado de https://www.publico.pt/2014/02/26/culturaipsilon/opiniao/sobre-as-praxes-academicas-e-nao-so-1626120

 

Gersão, T. (2018, agosto). Clara Rocha. Uma vida debruçada sobre a literatura. Jornal de Letras, 16-17.

 

Gersão, T. (2019, maio 5). E, como prometi, aqui fica o pequeno texto que acompanha as fotos na Exposição dos escritores "armados em" artistas plásticos [Image attached] [Status update]. Facebook. https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2358975311005178&id=1384063761829676

 

Gersão, T. (2020, fevereiro). Em memória de Vergílio Ferreira. Fluir. Memória e Nostalgia¸ (4), 40-41. Retirado de https://viewer.joomag.com/fluir-nº-4-fevereiro-2020/0560183001581889522?short&fbclid=IwAR3dFuD8tXCOVoyILfaSjd9eG_RkkOkUcOfG4hdI465OP6GcN6td22XzqVw&wdLOR=cD4ECFE75-8B5F-4DBC-BFE0-EC1F3C272881

 

Em 1986, contribuiu com uma apresentação, intitulada “Paracelso e o Liber de Nymphis”, na edição portuguesa da obra Livro das Ninfas, silfos, pigmeus e salamandras e de outros espíritos, da autoria de Paracelso (traduzida por Ana Paula de Carvalho Cunha).

Em 1987, prefaciou a edição portuguesa da obra de Claude Barbin, Le comte de gabalis (em português, O conde Gabalis ou diálogos sobre as ciências secretas, tradução por Ana Paula de Carvalho Cunha e Jesus Galrão Matias).  

Em 1989, prefaciou a edição portuguesa da obra de Friedrich de la Motte-Fouqué, Undina (em português, Ondina, tradução por Ana Maria Bernardo).

Em 2017, prefaciou A mãe eterna, de Betty Milan.

Almeida, S. (2021, fevereiro 11). Teolinda Gersão: Fui envelhecendo, mas os meus livros não. Diário de Notícias. Retirado de https://www.dn.pt/cultura/teolinda-gersao-fui-envelhecendo-mas-os-meus-livros-nao-13339698.html#media-1

 

A morte não me assusta nada (2017, fevereiro 16). Notícias Magazine. Retirado de https://www.noticiasmagazine.pt/2017/teolinda-gersao/?fbclid=IwAR1imkIc5voeT9MOqoI4AqSgWjq92K3f-pUVD9D3aJXEp2EX2jxIbEFTBWg  

 

Caetano, L. (2008, fevereiro 9). Entrevista a Teolinda Gersão. A Força das Coisas. Retirado de https://arquivos.rtp.pt/conteudos/entrevista-a-teolinda-gersao/

 

Caetano, L. (Anfitrião). (2021, fevereiro 4). [Entrevista a Teolinda Gersão; episódio de podcast em áudio]. In A Ronda da Noite. Antena 2. https://www.rtp.pt/play/p1299/e522590/a-ronda-da-noite

 

Carneiro, J. A. N. (2021, fevereiro 28). Teolinda Gersão, 40 anos depois: Estou sempre a recomeçar. Jornal Tornado. Retirado de https://www.jornaltornado.pt/teolinda-gersao-40-anos-depois-estou-sempre-a-recomecar/?fbclid=IwAR0e82iSnI7rZP5FgAJ-eFtUzYRmaHvZmtO41EZIZnhRDzNsFhrXUPlDLj4

 

Carvalho, A. (2021, maio 20). Mundos da lusofonia com Teolinda Gersão e Vera Duarte. Instituto Camões. Youtube. [Vídeo] https://www.youtube.com/watch?v=KcKWoiGF6SE

 

Costa, M. J. (Anfitriã) (2019, fevereiro 23). Especial Correntes d'Escritas, com Nélida Piñon e Teolinda Gersão. [episódio de podcast em áudio]. In Ensaio Geral. Rádio Renascençahttps://rr.sapo.pt/artigo/142140/especial-correntes-descritas-com-nelida-pinon-e-teolinda-gersao?fbclid=IwAR3YsVIBdshl_zjHy-3_jkZfpuE6Ch6fOE7w8hyy4U6fmdWcdAd1-B7WLl0

 

Costa, M. J. (2021, fevereiro 5). 40 anos de escrita de Teolinda Gersão: Estamos indignados e frustrados. Rádio Renascença. Retirado de https://rr.sapo.pt/2021/02/05/vida/40-anos-de-escrita-de-teolinda-gersao-estamos-indignados-e-frustrados/noticia/225475/

 

Daires, I. (2021, março 31). Entrevista: Teolinda Gersão. Mil Folhas. Deus Me Livro. Retirado de https://deusmelivro.com/mil-folhas/entrevista-teolinda-gersao-31-3-2021/#.YHQ7nuhKiCw

 

Direitinho, J. R. (2021, abril 30). Entrevista. Teolinda Gersão e as sombras no escuro. Ípsilon. Público. Retirado de https://www.publico.pt/2021/04/30/culturaipsilon/noticia/teolinda-gersao-sombras-escuro-1959415

 

Entrevistas. Teolinda Gersão (2012). Faces de Eva. Estudos sobre a mulher, (27). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/Edições Colibri.

 

Ferreira, E. A. (2020, dezembro 17). A escritora e os meridianos. Entrevista: Teolinda Gersão. Terceira Margem. Retirado de https://terceiramargem.org/2020/12/17/hoje-entrevista-com-teolinda-gersao/

 

Gaspar, J. (Anfitrião) (2019). Teolinda Gersão. A sedução na escrita (Ep. 62) [episódio de podcast em áudio]. In As Cores dos Autores. Network Rádio. https://www.mixcloud.com/AsCoresAutores6NetworkRadio/as-cores-dos-autores-62a-emissão-14301630h-teolinda-gersão-a-sedução-na-escrita/?fbclid=IwAR0hhhJalir0Pq3lbMGAYn--pLxrQlu5TSqwjrStelqhD8WhtM68V6Y5284

 

Lello, Livraria (2019, março 19). Entrevista a Teolinda Gersão. Livraria Lello. Retirado de https://www.livrarialello.pt/pt-pt/teolinda-gersao

 

Lourenço, R. (2014, outubro 20). Porquê ler os clássicos? – Entrevista a Teolinda Gersão. Projecto Adamastor. Retirado de https://projectoadamastor.org/porque-ler-os-classicos-entrevista-a-teolinda-gersao/

 

Margato, C. (Anfitriã) (2019, março 13). A Dona Branca era honesta. Ajudou muitas pessoas [Episódio de podcast em áudio]. In Palavra de Autor. Expresso. https://expresso.pt/podcasts/palavra-de-autor/2019-03-13-Palavra-de-Autor-Teolinda-Gersao-18-A-Dona-Branca-era-honesta.-Ajudou-muitas-pessoas?fbclid=IwAR2hCAaVgID_tSJPsR4Lnz5x9Al22lutCNbfNLU36VIL-g9bfZavUus7Lko&fb_ref=T30hMBj1MO-Facebook

 

Marques, C. V. (Anfitrião) (2014, maio 13). Teolinda Gersão – escritora [Episódio de podcast em áudio]. IN Pessoal e Transmissível. TSF https://www.tsf.pt/programa/pessoal-e-transmissivel/emissao/teolinda-gersao---escritora-3860753.html

 

Mexia, P. (2021, abril 26). Fnac talks. Pedro Mexia e Teolinda Gersão. FNAC. Youtube. [Vídeo] https://www.youtube.com/watch?v=nj-M1UUNH1E

 

Pêgo, R. M. & Martins, A. (Anfitriões) (2021, abril 14). Teolinda Gersão. Eu acho que o género humano não vale grande coisa (Temp. 2) [Episódio de podcast em áudio]. In Era o que faltava. Rádio Comercialhttps://radiocomercial.iol.pt/podcasts/era-o-que-faltava/t2/teolinda-gersao-com-exclusivo-online?fbclid=IwAR0hhhJalir0Pq3lbMGAYn--pLxrQlu5TSqwjrStelqhD8WhtM68V6Y5284

 

Peixoto, A. (Anfitriã) (2019, novembro 3). Entre tantos – Teolinda Gersão [Episódio de série em vídeo]. In Entre tantos. TVI. https://tviplayer.iol.pt/programa/entre-tantos/5b4484e70cf2013c4279817e/video/5dbf4a090cf24b90b3856650?jwsource=fb&fbclid=IwAR073w9429N5J08i6hvnY0eOa_Tpb7lqER82Gu3HJ24ctoKbaMkffP6BY7k

 

Pinheiro, P. M. (Anfitriã) (2011, maio 29). Teolinda Gersão [Episódio de série em vídeo]. In Câmara Clara. RTP2https://www.youtube.com/watch?v=7Q0a0qYiKO4&t=2s

 

Porto Editora (2016, outubro 31). Teolinda Gersão entrevistada por Luís Caetano no programa Todas as Palavras, a propósito do seu novo livro de contos, Prantos [Vídeo]. https://fb.watch/6CFAVNFun6/

 

Sacadura, J. P. (Anfitrião) (2021, fevereiro 3). É um mito esta geração ser a mais preparada [Episódio de podcast em áudio]. In Convidado Extra. Rádio Observador. https://observador.pt/programas/convidado-extra/e-um-mito-esta-geracao-ser-a-mais-preparada/?fbclid=IwAR1nTU_NkYO6A8EcObm29fIKz__6LKX6UlSBA8DV3QrYo7sycb89BBeuwL8

 

Santos, A. (2021, fevereiro 4). Entrevista. Teolinda Gersão: Partilhamos a aventura arriscada de sobreviver. Sábado. Retirado de https://www.sabado.pt/entrevistas/detalhe/teolinda-gersao-partilhamos-a-aventura-arriscada-de-sobreviver

 

Santos, R. (Anfitriã) (2006, abril 26). Entrevista a Teolinda Gersão [Episódio televisivo em vídeo]. RTP Internacional. https://arquivos.rtp.pt/conteudos/teolinda-gersao/?fbclid=IwAR0ES95uFlAnrx4AJ204qRxjJDKpO_QJbfLReMd5BWcUtGlvWYuLBv-xPsI

 

Serra, P. (2021, março). Escritora Teolinda Gersão: “Recuso-me a aceitar que haja culturas superiores ou inferiores, o que há são culturas diferentes”. Caderno de Artes Cultura Sul. Retirado de https://postal.pt/papel/2021-03-05-Escritora-Teolinda-Gersao-Recuso-me-a-aceitar-que-haja-culturas-superiores-ou-inferiores-o-que-ha-sao-culturas-diferentes-95e04213

 

Silva, J. C. (2016, novembro 9). O Opus Dei não gostou e o livro foi colocado no índex. Diário de Notícias. Retirado de https://www.dn.pt/artes/o-opus-dei-nao-gostou-e-o-livro-foi-colocado-no-index-5486930.html

 

Silva, J. C. (2021, março 8). Teolinda Gersão. Nenhum dos meus livros pode ser interpretado como um manifesto feminista. Diário de Notícias, 26-27.

 

Sol, I. (Anfitriã) (2020, dezembro 1). Teolinda Gersão é entrevistada por Ivone Sol na TV Petrópolis [Episódio em vídeo] In Programa & Tal. TV Petrópolis. https://www.youtube.com/watch?v=ylxE49a6uPk

 

T. D. (2017, março 1). A cultura é valorizada em Portugal? Não, diz escritora Teolinda Gersão. Sapo Mag. Retirado de https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/cultura-nao-e-valorizada-em-portugal-nao-diz-escritora-teolinda-gersao?fbclid=IwAR2HQErJ_PYoxUbcLgAzwRBul0iqgVU6CSpPm4zYmIIUkm5kjtCS_23-1dk

 

Teolinda Gersão fala sobre o livro O regresso de Júlia Mann a Paraty. (2021, maio 22). Tv Senado. [Vídeo] https://www12.senado.leg.br/tv/programas/leituras/2021/05/teolinda-gersao-fala-sobre-o-livro-o-regresso-de-julia-mann-a-paraty-no-programa-leituras?fbclid=IwAR30GqxqMvsxb8X-Me-p8oxHi2w_N9mc5jrv_S-dJA2EsNPhTCCRzksm370

 

Teolinda Gersão. 365 Dias de Romance - Conversas Literárias (2021, junho 5). Palmela Município. [Vídeo] Facebook. https://www.facebook.com/204893079539156/videos/334706574704433

 

Teolinda Gersão. Há experiência humana que só está na literatura (2014, abril 7). Jornal i. Retirado de https://ionline.sapo.pt/315301

Não tem, nem teve relação com movimentos de mulheres: “Sou completamente a favor da igualdade de género, e qualquer separação por sexo me desagrada, interpreto-a como segregação, portanto menoridade.”

Andriesse, A. (Ed.) (2019). Best european fiction. Illinois: Dalkey Archive Press.

 

Buescu, H. C. & Mata, I. (2018). Literatura-mundo comparada: Perspectivas em português I - Mundos em português (vol. 1). Lisboa: Tinta da China.

 

Coelho, L. (Org.) (2005). Intimidades. Lisboa: D. Quixote.

 

Constantine, H. & Hopkinson, A. (2019). Lisbon stories. Oxford University Press.

 

Costa, M. J. (2018). Take six (Six portuguese women writers). London: Dedalus Books.

 

Ferreira, C. V. & Paz, J. G. (2014). O prazer da leitura (vol. 7). Lisboa: Teodolito.

 

Gersão, T. (1997). A árvore das palavras [excerto]. In A. Guerra, H. Marques, I. Pedrosa et al., Doze escritores portugueses contemporâneos: Antologia (pp. 217-229). Lisboa: Publicações D. Quixote.

 

Gersão, T. (2003). Um casaco de raposa vermelha. In C. D. Andrade, L. F. Telles, M. Torga et al., Antes da meia-noite. Contos [Col. Autores de Língua Portuguesa] (pp. 131-141). Lisboa: D. Quixote.

 

Gersão, T. (2007). The red fox fur coat. In J. Thomas & R. Shapard (Eds.), Anthology new sudden fiction. New York: W. W. Norton’s.

 

Gersão, T. (2009). Cidades. In C. V. Oliveira & V. O. Mateus (Compil.). Um rio de contos. Antologia luso-brasileira (pp. 222-225) [pref. Francisco Nunes Correia; posf. Lauro Moreira]. Dafundo: Editorial Tágide.

 

Gersão, T. (2010). Quest. In Reading for pleasure. Secondary cycle two. Canada: La Chenelière Education.

 

Gersão, T. (2013). La mujer que atrapó la lluvia y otras historias. In J. Pizarro (Ed.), De la otra orilla del Atlántico. Portugal en la FILBO. Antología (pp. 174-180). Bogotá: Booktailors.

 

Gersão, T. (2018). O meu semelhante. In Antologia de contos portugueses seleccionados. Toquio: Gendai Kikakushitsu.

 

Gersão, T. (2019). Uma morte branca. In Capelenguela, D., Tordo, J., Cardoso, L. et al., Língua mátria: Contos inéditos de autores de língua portuguesa (pp. 131-141). Lisboa: The Book Company.

 

Melo, J. (Org.) (2012). Antología del cuento português. Madrid: Alfaguara.

 

Melo, J., Torga, M., Zink, R. et al. (2003). Histórias para ler à sombra. Lisboa: D. Quixote.

 

Neves, M. B. (Sel., introd. e notas) (2015). Antológia súcasnej portugalských poviedok [Antologia do conto português contemporâneo][ed. bilingue eslovaco/português] [col. contos portugueses, 7]. Bratislava: AnaPress.

 

Oliveira, C. V. & Mateus, V. O. (Compil.) (2009). Um rio de contos. Antologia luso-brasileira [pref. Francisco Nunes Correia; posf. Lauro Moreira]. Dafundo: Tágide.

 

Rita, A. & Marinho, M. F. (2006). [Teolinda Gersão] Retratos provisórios: Antologia crítica. Lisboa: Roma Editora.

Gersão, T. (Org.) (1983). DADA – Antologia bilingue de textos teóricos e poemas [Col. Poesia do século XX; pref. Teolinda Gersão] (T. Gersão, Trad.). Lisboa: D. Quixote.

Teolinda Gersão tem uma sólida relação com todos os países falantes da língua portuguesa, tendo estabelecido laços com várias figuras relevantes na cultura da lusofonia ao longo dos anos.

Amiga de Miguel Torga, Vergílio Ferreira, José Barrias, Paula Rego, Francisco Simões, João Vieira, Manuel Alberto Valente, Luís Carmelo, J. Chrys Chrystello, Teresa Martins Marques, Antônio Torres, Beatriz Helena Ramos Amaral, Ângela Gutiérrez, Lilian Jacoto, Lígia Fagundes Telles, Vamberto Freitas, José Augusto Bezerra, Joaquim Maria Botelho, Maria Heloísa Martins Dias, Maria Lúcia Wiltshire Oliveira, Nélida Piñon, Germano Almeida, Corsino Fontes, Tchalê Figueira, Teo Ferrer de Mesquita, Eduardo Bettencourt Pinto, Jorge Arrimar, Ondjaki, Nelson Saúde, Manuel Rui, Pepetela, José Eduardo Agualusa, Luís Cardoso, Mia Couto, Paulina Chiziane, Suleiman Cassamo, José Craverinha.

Almeida, S. R. G. (1994). Writing from the place of the O(o)ther: The poetic discourse of transgression in the works of Virginia Woolf, Clarice Lispector and Teolinda Gersão (Master Thesis). University of North Carolina, Chaper Hill.

 

Bozkurt, S. (2011). The dichotomy of love and death in the fictional work of Teolinda Gersão (Dissertação de mestrado). University of Birmingham. Retirado de https://etheses.bham.ac.uk/id/eprint/2836/1/Bozkurt_11_MPhil.pdf

 

Carvalho, A. M. (2010). Lecture des marges dans les oeuvres de Maria Velho da Costa et Teolinda Gersão [Leitura das margens nas obras de Maria Velho da Costa e Teolinda Gersão] (Tese de doutoramento). Universidade Nova de Lisboa, Lisboa/Université Sorbonne Nouvelle, Paris.

 

Carvalho, J. V. (2002, julho). Um encontro através das palavras. Mea Libra, (10), 40-50. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmdnViTC1Pc1JwZ0U/view

 

Carvalho, J. V. (2003). Um encontro através das palavras: leitura da obra ficcional de Teolinda Gersão. Viana do Castelo: Centro Cultural do Alto Minho.

 

Coelho, E. P. (1984), A seda no lenço. In A mecânica dos fluidos. Literatura, cinema, teoria. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.

 

Conrado, J. (2015/16). Teolinda Gersão, contista. Revista Triplov de Artes, Religiões e Ciências. Retirado de https://www.triplov.com/letras/Julio-Conrado/2016/teolinda_gersao/index.htm

 

Cordeiro, C. R. (1997, janeiro). Os limites do romanesco. Revista Colóquio/Letras, (143/144), 111-133.

 

Dias, M. H. M. (1992), O pacto primordial entre mulher e escrita na obra ficcional de Teolinda Gersão (Tese de doutoramento). Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

Duarte, O. (2005). Teolinda Gersão. A escrita do silêncio (Dissertação de mestrado). Universidade do Minho, Braga.

 

Faria, A. S. C. C. (2007). O mundo onírico em Teolinda Gersão (Dissertação de mestrado). Universidade do Porto. Retirado de https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/23128/2/tesemestalexandrafaria000093154.pdf

 

Gouveia, S. (2001). Teolinda Gersão. Sob o signo do cavalo.  (Tese de doutoramento). Universidade Católica Portuguesa, Funchal.

 

Lima, I. P. (Coord.) (2001). Vozes e olhares no feminino. Porto: Edições Afrontamento.

 

Lourenço, E. (1984, março). Dez anos de literatura portuguesa (1974-1984): literatura e revolução. Balanço. Revista Colóquio/Letras, (78), 7-16.

 

Magalhães, I. A. (1987). O tempo das mulheres: A dimensão temporal na escrita feminina contemporânea. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda.

 

Magalhães, I. A. (1992, julho). Os véus de Artémis: Alguns traços da ficção narrativa de autoria feminina. Revista Colóquio/Letras, (125/126), 151-168.

 

Magalhães, I. A. (2002). Sob o signo do gato e do cavalo: Narrativas de Teolinda Gersão. In: I. A. Magalhães, Capelas imperfeitas (pp. 69-81). Lisboa: Livros Horizonte. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmSWtKUU9zUDJSRU0/view

 

Marinho, M. F. (2006). Teolinda Gersão – uma escrita cintilante. In T. Gersão, A. Rita & M. F. Marinho, Retratos provisórios: Antologia crítica. Lisboa: Roma Editora. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmWUdqZ3NlY1E1bHc/view

 

Martinho, F. J. B. (1982, março). Balanço do ano literário de 1981 em Portugal. Poesia. [Balanço]. Revista Colóquio/Letras¸ (66), 5-7.

 

Martins, M. F. (1983, março). Balanço do ano literário de 1982 em Portugal. [Balanço]. Revista Colóquio/Letras¸ (72), 9-10.

 

Oliveira, C. C. (1982). O silêncio de Teolinda Gersão. Revista Colóquio/Letras, (65).

 

Oliveira, M. L. W. (2008, agosto). Subjetividades femininas em Teolinda Gersão e Inês Pedrosa. Abril. Revista do Núcleo de Estudos de Literaturas Portuguesas e Africanas da UFF, 1(1), 26-34.

 

Ornelas, J. (2005). Corpo e linguagem na narrativa de Teolinda Gersão. Veredas. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmWHFEZ29sRG9GdEU/view

 

Pereira, M. J. (2011). Um conto é um tiro: uma poética da mini-racionalidade em Teolinda Gersão (Tese de doutoramento). Faculdade de Letras, Porto.

 

Real, M. (2020, setembro 9). Uma escrita nova. Jornal de Letras.

 

Rita, A. (2006). Teolinda Gersão: A palavra encenada. In A. Rita & M. F. Marinho, Retratos provisórios: Antologia crítica. Lisboa: Roma Editora. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmUkJJYkVyTUFUaVk/view

 

Rita, A. (2011, abril). Ver e andar com Teolinda Gersão. Abril. Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, 4(6), 29-38. Retirado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5616498

 

Rita, A. (2020). Teolinda Gersão: Encenações. 80 anos de vida, 40 de escrita literária [pref. Miguel Real] [col. Universitas, 10]. Lisboa: Edições Esgotadas.

 

Rita, A. & Real, M. (2021). O essencial sobre Teolinda Gersão. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. 

 

Rosignoli, M. M. J. A. (2004, janeiro-dezembro). A revolução na literatura portuguesa. Revista do Centro de Estudos Portugueses, 24(33), 69-77. Retirado de http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cesp/article/viewFile/6677/5674

 

Santos, J. R. (2012). Histórias de ver e narrar: Um estudo comparado da obra de Teolinda Gersão (Tese de doutoramento). Universidade Federal Fluminense, Niterói.

 

Smith, L. (2015). The theme of loneliness as treated by Maria Judite de Carvalho, Maria Ondina Braga, Teolinda Gersão and Hélia Correia. GRIN Publishing.

 

Sousa, I. A. (1988). Teolinda Gersão, o processo de uma escrita (Dissertação de mestrado). Faculdade de Letras, Porto.

 

Souto, R. A. (2014). O olho, a mão e o caleidoscópio: Espaço(s) e violência em contos de Teolinda Gersão (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa. Retirado de https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6283

 

Silva, G. (2021, janeiro). Todas as mulheres do mundo [Resenha]. Jornal Rascunho.

 

Teixeira, M. (2005). A construção da figura do ditador na literatura portuguesa (o caso de Mário Cláudio, José Saramago e Teolinda Gersão) (Dissertação de mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Porto.

 

Teolinda Gersão no divã da literatura (2021, janeiro 13-26). Jornal de Letras, (1312).

 

Vilela, A. L. (2017). Teolinda Gersão, a menina e o areal. Suroeste, (7), 193-205. Retirado de https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/21892/1/Ana Lui?sa Vilela (Suroeste).pdf

Brockhaus. Die enzyklopädie in 24 bänden (1996). Leipzig: Brockhaus.

 

Buck, C. (1992). Guide to women’s literature throughout the world. Columbia.

 

Dictionary of international biography (n.d.). Cambridge: International Biographical Centre.

 

Diogo, A. T. (n.d.) Gersão, Teolinda. In J. A. C. Bernardes, A. P. Castro, M. L. A. Ferraz, G. C. Melo & M. A. Ribeiro (Dirs.). BIBLOS. Enciclopédia verbo de literaturas de língua portuguesa (vol. 2) (pp. 819-822). Lisboa/S. Paulo: Editorial Verbo.

 

Flores, C., Duarte, C. L. & Moreira, Z. C. (2009). Dicionário de escritoras portuguesas: Das origens à atualidade (p. 311). Florianópolis: Editora Mulheres.

 

Gersão, Teolinda Maria de Castilho. (2001). In I. Rocha (Coord.). Dicionário cronológico de autores (vol. 6) (pp. 627-629). Lisboa: Publicações Europa-América.

 

International authors and writers who’s who (n.d.) (17th ed.). Routledge. Taylor and Francis Group. Europa Publications.

 

Jens, W. & Radler, R. (1989). Kindlers neues literature lexicon. München Kindler.

 

Kay, E. (1989). International who’s who of professional and business women. International Biographical Centre.

 

Leal, P. (Coord.) (1998). Grande enciclopédia portuguesa e brasileira (vol. 3) (p. 478). Lisboa: Edições Zairol, Limitada.

 

Magalhães, I. A. (1996). Gersão, Teolinda. In A. M. Machado (Org., Dir.). Dicionário de literatura portuguesa (pp. 220-222). Lisboa: Presença.

 

Marquis who’s who in the world (n.d.). Berkeley: Marquis Who's Who Ventures LLC.

 

Ornelas, J. (2004). In M. Rector & F. Clark, Dictionary of literary biography: Portuguese writers (vol. 287). The Gayle Group Inc., Farmington Hill, M. I. Retirado de https://drive.google.com/file/d/0B6Yjdi1fotMmN3JkNy1wcWc4cHc/view  (Online, 1ª página gratuita)

 

Outstanding writers of the 20th century (n.d.). Cambridge: International Biographical Centre.

 

Puga, R. M. (2011). Chronology of portuguese literature, 1128-2000. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.

Protagonista do episódio de Ler + Ler Melhor. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RpfVPdwZdXg

 

Discurso proferido pela autora aquando da entrega do prémio Fernando Namora, a 9 de novembro de 2016: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1867797883456259&id=1384063761829676

 

É um dos temas do episódio do programa da RTP2 Nada Será Como Dante:  Temporada 3, episódio 23, de 15 de junho de 2021. Disponível em https://www.rtp.pt/play/p8322/e551398/nada-sera-como-dante

 

Debateu o Novo Acordo Ortográfico com Malaca Casteleiro num dos episódios d'A Ronda da Noite (2015, maio 6), programa da Antena 2, com mediação de Luís Caetano. Disponível em https://www.rtp.pt/play/p1299/e194198/a-ronda-da-noite

 

Teolinda Gersão em sessão de autógrafos no espaço Porto Editora, a 13 de setembro de 2020. Disponível em https://www.facebook.com/1209384219186954/videos/363781634650783

 

Foi uma das participantes na 4ª Tertúlia Saudades dos Colóquios, a 26 de setembro de 2020, com Onésimo Teotónio de Almeida, Luís Filipe Borges, Pedro Almeida Maia e Chrys Chrystello. Disponível em https://www.facebook.com/709027249122704/videos/757295621484202

 

Foi uma das conferencistas de um evento online sobre a lusofonia, a 7 de julho de 2021, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1-hR60HFRaY

 

Numa conversa com a psicanalista Deolinda Santos Costa, organizada pela Porto Editora e moderada por Vasco David, a 30 de março de 2021, disponível em https://www.facebook.com/102948379742680/videos/915295445679413

Kunert, G. (1983). Noventa poemas de Günter Kunert. (A. Tonnies, T. Gersão et al., Trads.). Lisboa: Apaginastantas.

Algumas das suas produções literárias foram adaptadas ao teatro: Os anjos foi encenado em 2003, em Palmela, por João Brites e o grupo de teatro O Bando; A casa da cabeça de cavalo foi encenada na Alemanha e também na Roménia, em Bucareste. No Festival Internacional de Teatro desta cidade, em 1995, a peça foi distinguida com o primeiro prémio; Os teclados foi encenado em 2011, por Jorge Listopad, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa; Elisabete Pedreira levou à cena o conto A ponte da Califórnia, em 2013, no Teatro Rápido, em Lisboa; já Passagens foi encenada pela companhia de teatro Os Quatro Ventos, em 2016, contando com o subtítulo “Pensamentos em palco”.

Outros contos originaram curtas-metragens: Big brother isn’t watching you foi adaptado por Simão Cayatte e produzido por Cunha Telles, com o título Miami, tendo recebido o prémio MotelX; A ponte na Califórnia foi adaptada por Pedro Amorim; Vizinhas foi adaptado a filme (50 minutos) por Sofia Teixeira Gomes para a RTP.

 

Teolinda Gersão foi escritora-residente na Universidade de Berkeley, em 2014.

 

Em 2015, alguns textos de Teolinda Gersão e de outros autores integraram a exposição Anjas do nosso mundo¸ de Francisco Simões, editada nesse ano em livro (Lisboa: Labirinto de Letras). A esse respeito está disponível uma conversa em vídeo entre Teolinda Gersão e Francisco Simões: https://ahcravo.com/2017/02/12/teolinda-gersao-e-francisco-simoes-nas-5as-de-leitura/?fbclid=IwAR3YsVIBdshl_zjHy-3_jkZfpuE6Ch6fOE7w8hyy4U6fmdWcdAd1-B7WLl0

 

Em 2019, foi publicada no Brasil uma compilação de vários dos seus contos, intitulada Alice e outras mulheres, pela editora Oficina Raquel.

 

Vários contos da sua autoria foram traduzidos e publicados em revistas literárias como The Threepenny Review, Words Without Borders, Strange Harbours, (Two Lines, World Writing in Translation), Hayden´s Ferry Review, Luvina ou The Missing Slate.

 

Teolinda Gersão opõe-se veementemente ao Acordo Ortográfico de 1990, tendo-se juntado ao Manifesto: Cidadãos contra o AO90. Por esse motivo, exige que os seus livros publicados no Brasil não sofram alterações de linguagem, contrariamente à prática comum. Neste episódio d’A Ronda da Noite (2015, maio 6), da Antena 2, a autora debateu esta questão com Malaca Casteleiro, podendo aqui compreender-se o seu posicionamento: https://www.rtp.pt/play/p1299/e194198/a-ronda-da-noite

Elementos Biográficos

Teolinda Maria Sanches de Castilho Gersão Gomes Moreno
30 de janeiro de 1940
Coimbra

Teolinda Gersão estudou Germanística e Anglística na Universidade de Coimbra, tal como em Tuebingen e Berlim. Foi Leitora de português na Universidade Técnica de Berlim. Durante muitos anos foi professora de Literatura Alemã e de Literatura Comparada da Universidade Nova de Lisboa. Em 1995, com 55 anos, passou a dedicar-se apenas à escrita. Tem passado a maior parte da sua vida em Portugal, viveu três anos na Alemanha, dois no Brasil (São Paulo) e passou algum tempo em Moçambique, experiências com ressonância na sua obra.

 

Em maio de 2021, Teolinda Gersão recebeu a Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro da Câmara Municipal de Coimbra. Um mês depois, a escritora foi também homenageada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a realização do Colóquio Internacional Teolinda Gersão: Um percurso ideológico e literário.

Dados de Inventário

Identificação dos inventariantes

Raquel Sabino
Raquel Sabino

logos das entidades apoiantes

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00657/2020