Obras

Ida e volta duma caixa de cigarros
Maria Archer
1938
Lisboa: Editorial O Século, 1938.

Público - Comunicação Social SA/A Bela e o Monstro/Rapsódia Final, 2021 [Ed. fac-simile]

Não
Novela
Português
Apreendido pela PIDE

"A escandalosa novela de Maria Archer, Ida e volta de uma caixa de cigarros (1938), dramatiza o processo contraditório, mas necessário, de desmistificação do mecanismo da fantasia que atribui à mulher o estatuto falaz do "todo" como condição de legitimidade social e, daí, de valor de troca na sociedade patriarcal." Ferreira, A. P. (2003). Maria Archer e a sexualidade feminina: representações do erotismo. In A. M. Ferreira (Ed.), Percursos de Eros: Representações do erotismo (pp. 155-164). Aveiro: Universidade de Aveiro/ALAEP.

Numa iniciativa de O Público (apoiada pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, pela Torre do Tombo, pela Sociedade Portuguesa de Autores e pela Ephemera) foi feita uma edição fac-similada em 2021, integrada num conjunto de 10 obras censuradas de autoras portuguesas. Esta edição inclui excertos do relatório da censura (nº 2971).

logos das entidades apoiantes

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00657/2020