Obras

Contos para tardes brumosas
Isabel Gouveia
2020
Lisboa: Sinais de Fogo [Col. Meridiano], 2020.
Não
Ficção
Português

“Revisitamos memórias, acompanhamos devaneios, assistimos à descoberta da sexualidade, entramos no reduto complexo das relações conjugais e familiares, debatemo-nos com os problemas da desigualdade e da injustiça, enfrentamos convenções sociais. Reconhecemos situações, identificamo-nos com as personagens e os dilemas face aos quais as colocam as suas vivências, mas sem que jamais a Autora tome partido. É, esse, o universo de Contos para Tardes Brumosas. As histórias são narradas de um modo desenvolto, sem fugir ao essencial nem cair na tentação de ornamentar ou procurar o efeito fácil. A escrita de Isabel Gouveia revela um sábio e ponderado domínio da língua portuguesa, sem tiques nem ostentação.

Creio que a maior virtualidade de Contos para tardes brumosas reside na partilha de experiências significativas e comprometidas com o difícil exercício que é viver em pleno - aceitando desafios e correndo riscos. É nesse desejo de partilha que encontro o seu mais valioso e profundo ensinamento. E não é por ele, afinal, desde há milénios, como Isabel Gouveia bem sabe e o demonstra nesta obra, que se cumpre a missão da literatura?”
José Ricardo Nunes, In Prefácio (https://www.wook.pt/livro/contos-para-tardes-brumosas-isabel-gouveia/24258598)

 

Prefácio de José Ricardo Nunes. Posfácio de José Fernando Tavares, que escreveu o prefácio de várias obras da autora.

logos das entidades apoiantes

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/00657/2020